Liderança com base nos princípios da contabilidade



Tenho que começar meu texto pedindo desculpas para Professores, Mestres e Doutores das Ciências Contábeis, por ter simplificado, talvez demasiadamente, os ricos conceitos da contabilidade, mas aqui temos o único objetivo de fazer paralelos destes conceitos com as atividades dos Líderes.

Como se pode querer dizer que os princípios da contabilidade podem servir de base para Líderes de diversas organizações, se o contador sempre foi tido como um profissional isolado do mundo corporativo, muitas vezes taxado de retrógrado, que vive do passado?

Não só pretendo desenvolver as idéias dos conceitos contábeis para os Líderes, como defender que a contabilidade deve ser ensinada para nossas crianças, desde o ensino fundamental. Se assim fosse, por certo, não teríamos uma sociedade com valores tão invertidos, mas sabedora de que para se obter retorno, há necessidade de investimento e de custos; que para todo bem existe uma obrigação relacionada (método das partidas dobradas).

Fazendo um balanço (Patrimônio do Líder)

"Fazer um balanço", frase comumente usada, por um erro conceitual, virou algo como apurar resultado, quando na verdade o Balanço com relatório é a demonstração do Patrimônio em um momento fixo, como uma fotografia de um momento X.

De uma forma bem simplista, podemos dizer que o patrimônio é composto por ativos (bens e direitos), passivos (obrigações) e patrimônio líquido (diferença entre ativo e passivo).

Todas as pessoas possuem seu patrimônio, não só material, como também intelectual, social, de relacionamento, espiritual entre outros.

O Líder possui no seu patrimônio, por exemplo, sua história, seu nome, seu conhecimento, alguns possuem direitos autorais de estudos científicos, patentes, entre outros. Propositalmente exemplifiquei alguns Ativos da liderança, pois quando falamos em patrimônio é do que nós normalmente nos lembramos.

Mas a contabilidade nos faz lembrar, que para termos os bens e direitos, temos obrigatoriamente nossas obrigações. O Líder tem como Passivo,  respeito com os seus liderados, o compromisso com a verdade, a ética e o reconhecimento de méritos, entre várias outras obrigações.

Patrimônio Circulante

Ainda no tocante ao patrimônio, há a divisão em Ativo/Passivo Circulante, ou seja, bens, direitos e obrigações que são "utilizados", "pagos" em períodos rápidos (na contabilidade empresarial, normalmente 12 meses).

O Líder deve observar que o seu patrimônio também tem esta divisão, pois, bens como o "conhecimento" são de utilização muito rápida, tendo que ser renovado, atualizado.

Caso o Líder cometa o erro de classificação do "conhecimento" como um Patrimônio Permanente ou Imobilizado, onde estão os bens que não sofrem grandes atualizações, e quando sofrem são de períodos longos, logo verá que este "bem" perderá rapidamente seu valor, sendo um fator de grande "depreciação" para seus liderados.

Mas sendo classificado corretamente como Ativo Circulante, o Líder tratará este "bem" com a necessidade de sempre se atualizar e distribuir rapidamente o que tem, para poder logo adquirir novos conhecimentos.

Na prática do comércio, é comum que os empresários falem de "girar rápido o estoque", que quer dizer, vender rápido a mercadoria estocada, para que possa comprar novos produtos e colocar novamente à venda.

O Líder deve ver seu conhecimento como o "estoque", que deve "girar" rápido, passar para seus liderados, para que possa adquirir novas habilidades, criando assim uma possibilidade de crescimento próprio e de seus liderados.

Do lado das "obrigações", o Líder deve classificar corretamente, como Passivo Circulante, por exemplo, o "reconhecimento do mérito" dos seus liderados. Caso o Líder não "pague" este reconhecimento em prazos curtos, verá que esta "obrigação" (dívida) tomará uma proporção que poderá desequilibrar o seu patrimônio, mesmo tendo grandes ativos, ficará com um passivo junto ao seu liderado que tornará o saldo do seu Patrimônio Líquido (ativo menos passivo) negativo.

Uma empresa que não cumpre com suas obrigações, como pagar fornecedores (terceiros), ficará sem crédito para operações futuras. O Líder que não reconhecer suas obrigações junto aos liderados não terá condições de criar um ambiente em que os liderados o continuem seguindo.

Fica claro que, como as empresas, não basta obter bens e direitos, o Líder terá que saber gerenciar suas obrigações.

Ativo Permanente

Como o nome sugere, são aqueles bens que as empresas utilizam para dar suporte para suas operações, são quase intocáveis, tipo máquinas, imóveis entre outros.

Para o Líder, o agir com a verdade e a ética, deve ser considerado um Ativo Permanente, pois não existe sustentação de uma liderança que não esteja baseada na verdade.

O Líder como qualquer um de nós pode rever suas verdades, crescer, amadurecer, acreditar em novos valores. Mas caso ele faça estas mudanças na mesma velocidade  dos Ativos Circulantes, criará uma instabilidade junto aos seus liderados.

Caso o Líder reveja suas verdades constantemente demonstrará insegurança, falta de rumo.

Não existem Líderes inseguros ou sem rumo.

A classificação correta dos bens que devam ficar no Ativo Permanente dará ao Líder um alicerce para suas "operações" de liderança, não só em curto prazo, mas por um grande período.

Patrimônio Líquido

Conforme já falado, o Patrimônio Líquido é a diferença entre o Ativo e Passivo. É neste grupo que se apresentam os resultados obtidos nas operações de determinados períodos, onde se verifica a existência de resultados positivos, o chamado Lucro, ou os resultados negativos, denominados Prejuízos.

Os resultados demonstrados no Patrimônio Líquido devem ser analisados constantemente. Em empresas pequenas, normalmente é anualmente, mas nas grandes, o Presidente quer ter a possibilidade de análise diária ou até mesmo instantânea dos seus resultados.

Cada Líder deve criar a sua periodicidade de análise, uma vez que se trata de uma individualidade, mas nunca deve deixar de analisar.

Diferentemente do Balanço Patrimonial empresarial, onde o Lucro ou Prejuízo é demonstrado em uma única linha, no Balanço do Líder, os resultados devem ser demonstrados por áreas de atuação, pois os resultados podem ser totalmente diferentes.

A apuração de resultado deve ser, pelo menos, em quatro áreas: saúde, família, espiritual e profissional.

Dificilmente um Líder consegue obter resultado positivo (Lucro) nas quatro áreas simultaneamente, principalmente com resultados expressivos. Quantos Líderes empresariais, com grande sucesso profissional, vemos que possuem uma família com problemas, reclamando da ausência do pai, do marido ou até mesmo do avô?

A análise do seu Patrimônio Líquido periodicamente traz a possibilidade do Líder  corrigir ou mudar suas estratégias de vida.

Outros conceitos

Como já dissemos, o Balanço Patrimonial pode ser considerado uma "fotografia" de um momento. Mas como para as empresas, os bens, direitos e obrigações do Líder sofrem mudanças diariamente.

As mudanças podem aumentar ou diminuir o valor do patrimônio, são elas: receitas, despesas, custos, investimentos entre outros.

Receita

Podemos definir como os ganhos oriundos das suas operações, ou seja, para o Líder podemos considerar receitas, os ganhos, financeiros ou não, originários da sua atividade de liderança.

Das receitas não financeiras, destacamos a receita obtida quando do reconhecimento de suas atitudes por parte dos seus liderados. O reconhecimento pode ser acrescido aos bens como: a autoconfiança (bem psico), valorização do seu nome, aumento da rede de relacionamentos (bens sociais). Também pode "pagar" parte das suas obrigações tipo:  compromisso com a verdade, comprometimento dos seus liderados.

Despesas e Custos

No primeiro momento parece que despesas e custos são as mesmas coisas, mas, apesar de ambos diminuírem o patrimônio, existe uma diferença fundamental. Os custos se tratam de um gasto ligado diretamente à operação, no caso do Líder, podemos exemplificar, o tempo gasto ouvindo um problema pessoal de um dos seus liderados, ou mesmo resolvendo um conflito de relacionamento entre membros da sua equipe. Apesar de não acrescentarem nada ao patrimônio, estes custos fazem parte das atribuições do Líder.

as despesas são gastos que não estão ligadas nas operações do Líder, tipo o tempo gasto com "fofocas", criar situações para que um membro da equipe "peça para sair" ao invés de tomar a iniciativa de remanejá-lo ou mesmo excluí-lo.

Os custos bem administrados podem trazer uma melhora nas receitas futuras, mas as despesas, o Líder deve buscar eliminá-las.

Investimento

Os investimentos são os gastos com a expectativa de um retorno futuro, é comum lermos sobre investimento conservador, aquele que traz um baixo risco de perda e também baixo ganho, como a poupança. Há também os investimentos mais arrojados que trazem maior ganho, mas trazem consigo um maior risco, tipo ações na Bolsa de Valores.

Para os Líderes, existem vários investimentos considerados conservadores, podemos ter investimentos em processos de gestão, manuais de trabalho, treinamento de equipe em atividades auxiliares.

Entre os investimentos arrojados, sem dúvida o que mais traz risco e consequentemente a maior possibilidade de ganho, é o investimento no sucessor, pois só o Líder que deseja dar um grande salto (grande ganho), prepara um sucessor pensando em alcançar um novo patamar de liderança.

A contabilidade, como método das partidas dobradas criado por Luca Pacioli, deveria ser estudada muito além das fronteiras da contabilidade, pois este método, caso aplicado na psicologia, na educação, na sociologia, filosofia e LIDERANÇA, traria uma visão de que sempre há a contra partida de todos os atos e ações praticados.

 

 

                                                                                                              


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reforma Tributária tem a ver com você, mais do que possa imaginar.

Reforma Tributária ou Reengenharia Tributária