Reforma Tributária ou Reengenharia Tributária



Na década de 90, os americanos Michael Hammer e James Champy criaram a estratégia de gestão denominada de “Reengenharia”.

O princípio básico desta estratégia é reinventar - e não evoluir - desenhar um modelo perfeito e implantá-lo.

Tem alguma semelhança com as PECs que estão hoje no Congresso?

Os defensores das propostas que se encontram em discussão irão dizer que não se trata de Reengenharia, pois, estão sendo previstos entre 5 e 10 anos de convivência entre as duas formas de tributação, a atual e a nova.

Esse assunto dos 10 anos tratei em outro artigo “Reforma Tributária – morar 10 anos com os pedreiros?”

Para muitos estudiosos, o grande erro do modelo da Reengenharia é o seu paradigma de uma reestruturação drástica, o que cria altos custos, grandes barreiras culturais e comportamentais nas pessoas.

Alguém já apresentou quanto custará para o Governo e para as empresas, criarem um novo sistema de controle e ficarem com dois sistemas paralelamente?

Não precisamos ir longe na história, quanto foi investido no sistema eSocial(*) nos últimos 10 anos? Com a mudança do Presidente e sua equipe econômica, parte do projeto foi deixado de lado, sem entrar no mérito de que foi certa ou não essa atitude.

E sobre a cultura de convivência entre o empresariado e o estado brasileiro, que está mais para gato e rato, do que cooperação, terá que mudar como um passe de mágica.

Mesmo entre os entes da federação, existe desconfiança dos repasses pretendidos de um tributo único.

O Brasil não pode ficar mais anos aguardando a implantação do modelo perfeito para o seu sistema tributário, tem que ser feitas melhorias pontuais, objetivas e rápidas para evoluirmos e aumentar nossa competitividade internacional.

 

*Jorge Segeti*

CEO – Segeti Consultoria

Vice Presidente da AESCON/SP

Diretor Técnico da CEBRASSE

 

(*) https://portal.esocial.gov.br/institucional/conheca-o


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reforma Tributária tem a ver com você, mais do que possa imaginar.

Liderança com base nos princípios da contabilidade